terça-feira, 13 de março de 2012

Alargamento aprovado e sem descidas

Ninguém desce. Por dois votos (23 contra 21), os campeonatos profissionais não terão equipas despromovidas. Não haverá liguilha e subirão dois clubes da Liga de Honra à Primeira Liga. Assim decidiu, esta segunda-feira, a Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol, aprovando o alargamento de 16 para 18 clubes no campeonato da elite já em 2012/13.
Os clubes que votaram contra - Sporting e Nacional, entre outros - vão impugnar os resultados da assembleia, alegando, como verificou o presidente do Nacional, Rui Alves, "a perversão da verdade desportiva".
A proposta de alargamento foi aprovada por larga maioria, com 31 votos a favor, 15 contra e duas abstenções. Apesar de a votação ser secreta, os representantes do F. C. Porto e do Nacional entenderam fazer declaração de voto, em ambos os casos no sentido contrário à proposta. O Nacional pretende mesmo ir mais longe e já prepara uma impugnação aos resultados da assembleia.
Mesmo com o alargamento aceite por maioria, só a aprovação de um regime transitório o poderá materializar, contando ainda com a necessidade de anuência da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol.
Também votada foi uma proposta da realização de uma liguilha, como havia prometido o presidente da Liga, Mário Figueiredo. Neste caso, os clubes rejeitaram a liguilha, que se jogaria entre o 15º e o 16º classificados da Primeira Liga e os terceiro e quarto da Liga de Honra. A votação foi clara: 29 votos contra.
Confrontado com mudança das regras do jogo a meio da época e com a ausência de penalização desportiva, designadamente descida de divisão, o presidente da Liga disse tratar-se de "questão que não se põe".
FCPAVD - Parece-me vergonhosa a decisão tomada pela Liga Portuguesa. Não concordo com a não descida de qualquer clube da Liga ZON Sagres, pois a recta final não será tão competitiva sabendo os clubes que se ficarem em zona de despromoção não descem. Perferia muito mais a liguilha, que acabaria por ser muito mais interessante. Já o alargamento do número de equipas de 16 para 18 parece-me correto e aprovo, pois pode aumentar a competividade entre as equipas. Só acho que no meio disto tudo se esqueceram do Boavista, que supostamente iria regressar à 1ª divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desde o 25 de Abril, que os portugueses se podem exprimir à sua vontade, sem haver nada que os controle.
Nunca apoiei a censura, no entanto alguns comentários pouco éticos e insultuosos fizerem-me controlar melhor esta caixa.
COMENTÁRIOS COM ASNEIRAS E/OU INSULTOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS!