domingo, 16 de junho de 2013

Transferências... até ao momento I


Saídas
Vamos começar por analisar as saídas até ao momento (oficiais ou muito prováveis).

João Moutinho -> Mónaco, 25 milhões de euros (Oficial) - Muito provavelmente deverá ser a saída mais difícil de colmatar (considerando apenas as saídas "oficiais"). A época passada teve um papel importantíssimo na equipa e era o farol em campo. Foi o jogador com mais assistências na 1ª Liga e mostrou que é capaz de muito mais que um Mónaco. Não sei se terá sido o dinheiro que o convenceu (ou ao Pinto da Costa), mas a verdade é que o segundo jogador mais importante do Porto a época passada está de saída. O valor pelo qual abandonou o ninho do Dragão parece muito baixo, demasiado até para ser verdade (acredito mais que o valor real terá sido 35/35 ou 30/40 entre ele e o James).

James Rodríguez -> Mónaco, 45 milhões de euros (Oficial) - Era o jogador mais talentoso do plantel (talvez o segundo, tendo em conta o Alex Sandro). A sua saída era mais que esperada, mas não para França. Sempre o imaginei a fazer magia no meio-campo do Manchester United ou a bater livres brilhantes para a cabeça do Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Apesar do valor fantástico pelo qual foi vendido (não vale tanto e se calhar nem é o valor real da transferência como já referi na parte relacionada com o Moutinho), não sai do Dragão um jogador feito. Enquanto Hulk, Falcao, Moutinho, Lucho Lisandro e Quaresma saíram da Invicta já jogadores prontos, o James deixa a impressão que é capaz de muito mais daquilo que deu no Porto. É um jogador incrível, mas se calhar precisaria de mais um época em Portugal para se transformar num verdadeiro mágico do futebol. É muito talentoso e puderá vir a ser grande um dia. É pena esta saída precoce.

Fernando -> Inter, PSG, Mónaco, ? (provável) - O Fernando chegou a Portugal há 6 anos, na época 2007/08 com apenas 20 anos. Esteve uma época a adaptar-se ao futebol português no Estrela da Amadora e aos 21 anos já era titular no FC Porto. Teve altos e baixos na sua carreira na cidade Invicta, mas nunca ninguém pode dizer que não tem qualidade. Nas últimas 2 épocas foi essencial para a vitória no Campeonato em ambos os anos. Foi o pilar do meio-campo e fez uma ligação perfeita entre a defesa e o ataque. Sabe defender, sai muito bem a jogar e agora até aparece de vez em quando na zona de finalizador. Há uns dias disse que queria abandonar o Porto e procurar uma Liga mais apetecível e que lhe dê mais visibilidade para o selecionador brasileiro. Acredito que terá esticado a cor demais e que o Porto só espera uma proposta minimamente boa para o vender.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Desde o 25 de Abril, que os portugueses se podem exprimir à sua vontade, sem haver nada que os controle.
Nunca apoiei a censura, no entanto alguns comentários pouco éticos e insultuosos fizerem-me controlar melhor esta caixa.
COMENTÁRIOS COM ASNEIRAS E/OU INSULTOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS!