Custa a acreditar, não custa? Faz hoje precisamente oito anos que o FC Porto venceu a sua segunda Liga dos Campeões (ou primeira, se considerar a Taça dos Campeões Europeus outra competição). Na altura derrotámos um incrível Mónaco (que agora está na 2ª divisão francesa) por 3-0 com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev. Até parece que foi ontem que aconteceu...
Todos os jogos
-Fase de Grupos
O grupo que nos tinha calhado não era à partida fácil (e nunca o foi), com Real Madrid, Marselha e Partizan.
1ª Jornada: Partizan 1-1 FC Porto
Começámos melhor e fizemos um golo aos 22 minutos por Costinha. A 1ª foi fácil e previa-se uma vitória gorda, no entanto o Partizan acordou ao intervalo e na segunda parte, não só foi melhor, como empatou a partida. Não foi um mau começo, mas também não era o ideal.
2ª Jornada. FC Porto 1-3 Real Madrid
Mais uma vez entrámos a abrir, com um golo logo aos 7 minutos, também por intermédio de Costinha. Mas os adeptos sabiam o que era o Real Madrid e suspeitavam que a vitória, mesmo assim, não ia acontecer. E foi o que se passou. Os madridistas marcaram 3 golos por Helguera, Solari e Zidane e venceram.
3ª Jornada: Marselha 2-3 FC Porto
Sem dúvida o melhor jogo da fase de grupos, com um Porto a fazer um jogo alucinante. Eles marcaram primeiro por Drogba, mas demos a volta com tentos de Maniche, Derlei e Alenichev. Antes do final, os franceses ainda reduziram, mas a vitória caiu mesmo para o nosso lado.
4ª Jornada: FC Porto 1-0 Marselha
Novo jogo com o Marselha, nova vitória. Este jogo não nem parecido com os espectáculo da 1ª volta, mas serviu para garantir mais 3 pontos. O golo foi da autoria de Alenichev.
5ª Jornada: FC Porto 2-1 Partizan
Excelente exibição nossa, com golos de Benni McCarthy a darem o apuramento para os oitavos-de-final. O sul-africano mostrou-se em grande forma e decidiu o jogo com dois golos muito bons.
6ª Jornada: Real Madrid 1-1 FC Porto
Ambos já com o apuramento garantido, este jogo já só serviu para cumprir calendário.Fizemos uma exibição de boa qualidade e conseguimos um empate no Bernabéu. Derlei, de penalti, fez o nosso único golo, enquanto que Solari marcou para os espanhóis.
-Oitavos-de-final
O sorteio ditou um adversário muito complicado e difícil de ultrapassar, o Manchester United. Estávamos focados na qualificação, que foi histórica.
1ª Mão: FC Porto 2-1 Manchester United
No primeiro jogo da UEFA no Estádio do Dragão, os ingleses adiantaram-se no marcador por Fortune aos 14 minutos. Mas um golo não conseguiu parar este incrível Porto, que, por intermédio do suspeito do costume, o grande Benni McCarthy, deu a volta ao resultado. Conseguimos, desta forma, vantagem para a segunda mão.
2ª Mão: Manchester United 1-1 FC Porto
Este deverá ser um daqueles jogos que nenhum portista é capaz de esquecer. Foi histórico. Tão histórico que até começou mal, com um golo Paul Scholes aos 32 minutos. Tão histórico que dominámos o resto do jogo todo e quase que não marcávamos. Tão histórico que o golo do apuramento foi feito no último minuto do jogo na recarga de Costinha a um livre de Benni McCarthy defendido primeiramente por Tim Howard.
Resumindo, foi histórico.
- Quartos-de-final
O sorteio foi mais simpático desta vez, com o adversário a ser o Lyon.
1ª Mão: FC Porto 2-0 Lyon
Arrumar na 1ª mão. Foi isso o que fizemos. Com golos de Deco e Ricardo Carvalho, vencemos e conseguimos uma boa vantagem para a 2ª mão. Mas já estava visto que os franceses dão-nos sorte (Marselha, Lyon e Mónaco).
2ª Mão: Lyon 2-2 FC Porto
Calámos o Gerland com um bis de Maniche que ditou o mais que esperado apuramento portista. Este jogo não tem muito que se lhe diga, salientando-se um domínio nosso e uma sorte enorme dos franceses nos dois golos do Lyon.
- Meias-finais
Os portistas já sabiam que enfrentariam ou Desportivo da Corunha ou Milan e a sorte grande calhou-nos outra vez a nós com a vitória dos espanhóis.
1ª Mão: FC Porto 0-0 D. Corunha
Quem não se lembra do fatídico jogo da 1ª mão das meias entre o Porto e o Corunha? Diria mesmo que só deve ter havido 5 remates para cada lado e nada mais. Quase não houve oportunidades de golo e deixou tudo aberto para o jogo da 2ª mão, em Corunha.
2ª Mão: D. Corunha 0-1 FC Porto
Mais uma vez um jogo nada brilhante entre estas duas equipas, mas desta feita com uma diferença, Derlei. O ninja regressou às competições após vários meses de paragem devido a lesão. Ele marcou o único golo do jogo e colocou-nos na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2003/04.
- Final
Na final encontrámos o Mónaco, na altura em grande forma, após eliminar clubes como PSV, Real Madrid ou Chelsea. Lembro-me que não havia favoritos, como sempre numa final, com cada equipa com 50% de hipóteses de vencer e 50% de hipóteses de perder. Mas nós somos sempre melhores, seja qual for o adversário.
Carlos Alberto, aos 39 minutos, Deco aos 70 e Alenichev aos 75 deram-nos a 2ª Liga dos Campeões da nossa história.
Não houve o brilho de Viena, nem a qualidade de Tóquio, mas não sei porquê esta terá sido a mais fácil de conquistar. Não sei se foi o brilhantismo de Mourinho, a magia de Deco, a potência de Derlei ou a aparente fraqueza do adversário.
A verdade é que fomos campeões e que podemos dizer que somos o clube com mais títulos a nível mundial no século XI.
Sou e sempre serei portista, mas não vou um dia ter a sorte de contar aos meus netos a última vez que o FC Porto foi campeão europeu, pois nessa altura isso acontecerá todos os anos :).
Somos Porto
Gostei da ultima frase... Bem dito!
ResponderEliminarAté parece q foi ontem... Lembro.m muito bem deste dia, foi fantástico. Obrigado Deco, obrigado Mourinho, obrigado Pinto da Costa!!!!
ResponderEliminarLegen... Wait for it... Dary
ResponderEliminarBarney Stinson, todos os episódios de "Foi assim que aconteceu"
Foi Assim Que Aconteceu Rules!!!
Eliminar