Jorge Nuno Pinto da Costa é o 33º presidente da história do FC Porto e sem dúvida alguma o melhor que alguma vez os Dragões já tiveram. Hoje, 17 de Abril, faz 30 anos que assumiu a presidência dos azuis-e-brancos e desde aí tem mostrado a tudo e a todos os verdadeiro poder da melhor equipa portuguesa da actualidade. Mas antes de falar-mos em todos os feitos que fez, recuemos um pouco atrás no tempo.
Nasceu dia 28 de Dezembro de 1937, tendo hoje em dia 74 anos, em Cedofeita, no Porto (curiosamente também nasci em Cedofeita). Tem um irmão que também é bastante conhecido chamado José Eduardo Pinto da Costa, um prestigiado médico da cidade do Porto. Estudou no Colégio Almeida Garrett e no Instituto Nun'Álvares (Colégio das Caldinhas).
Assistiu ao seu 1º jogo do FC Porto com 8 anos, ainda no velhinho, mas mítico Campo da Constituição. Aos 16 anos, tornou-se sócio dos Dragões e com 20 foi convidado para fazer parte da secção de Hóquei Patins nos azuis. Anos depois tornou-se mesmo chefe da secção e também da de Boxe, onde conheceu Reinaldo Teles.
Foi o responsável pelo regresso de José Maria Pedroto ao comando dos FC Porto.
Em Dezembro de 1981 nada corria bem aos dragões e é aí que um grupo de sócios de reúne para convencer Pinto da Costa a candidatar-se à presidência. Assim o fez e venceu. Desde essa altura nunca mais saiu do lugar mais alto do Reino da Invicta.
Foi responsável pela inserção de publicidade nos equipamento, em 1983, na altura o 1º clube português a fazê-lo, criou a loja Azul no mesmo ano, criou a Revista Dragões 2 anos mais tarde, criou a secção de desporto adaptado em 1986, construiu (mandou construir) o Estádio do Dragão em 2003, remodelou o Campo da Constituição (Vitalis Park) e construiu o Dragão Caixa em 2009.
É o presidente com mais títulos na história do futebol com 56, entre eles 2 Ligas dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Uefa, 2 Taças Intercontinentais, 18 campeonatos portugueses, 12 Taças de Portugal, 18 Supertaças Cândido de Oliveira e 1 Liga Intercalar.
Nas outras modalidades conseguiu vencer um total de 197(!) títulos. Se contar-mos tudo junto, com futebol também, dá um total de 253 títulos em 30 anos, um recorde que duvido que alguma vez alguém consiga bater.
Pinto é o melhor presidente de sempre do FC Porto? Se sair dos Dragões estes entrarão em declínio ou continuarão a vencer? 30 anos não é a altura perfeita para terminar o ciclo de presidente? Quando sair, o que seria melhor: um portista do coração ou um investidor estrangeiro?
O que é certo é que com ou sem Pinto da Costa, estaremos sempre acima deles:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Desde o 25 de Abril, que os portugueses se podem exprimir à sua vontade, sem haver nada que os controle.
Nunca apoiei a censura, no entanto alguns comentários pouco éticos e insultuosos fizerem-me controlar melhor esta caixa.
COMENTÁRIOS COM ASNEIRAS E/OU INSULTOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS!