quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fecho do Mercado

Falta cerca de uma hora e meia para o fecho do mercado e o FC Porto ainda não anunciou nenhum ponta-de-lança.
Será que não vem nenhum?

Bendtner a caminho

Niklas Bendtner está a caminho do FC Porto, avança a Antena 1.
De acordo com a estação radiofónica, o avançado dinamarquês irá custar aos cofres dos campeões nacionais cerca de 12 milhões de euros.
Bendtner, 23 anos, já representou a selecção da Dinamarca em 38 ocasiões, tendo anotado 12 golos.
Se se confirmar, esta seria uma excelente contratação por parte do FC Porto. Os Dragões precisam urgentemente de um ponta-de-lança e este dinamarquês parece o jogador ideal para a posição.
Será verdade? Será que o Porto terá finalmente o seu avançado?
Veremos.

Guarín de saída

De acordo da Imprensa portuguesa de hoje, Freddy Guarín está de saída para Itália. O colombiano tem sido muito assediado nos últimos dias por clubes como Real Madrid, Roma ou Inter de Milão e parece que será mesmo um destes dois últimos.
Segundo avançam os portugueses, o centro-campista do FC Porto não sairá pela clálsula (30 milhões), mas por um valor a rondar entre 15 e 20 milhões.
Será verdade? Esteve o FC Porto a aguentar o Verão inteiro sem vender ninguém para a chegar ao último dia e saírem dois ou três jogadores chave?
Veremos o que acontecerá.

Lukaku no Porto é impossível

Nas últimas horas foram muitas as notícias a garantir que Romelu Lukaku seria utilizado como moeda de troca para levar Palito para Londres.
Acontece que são notícias falsas visto que Lukaku já actuou em dois clubes diferentes esta temporada e não o pode fazer por três. Ou seja, o Porto não o poderia utilizar.
Entretanto surgiram notícias de que o russo do Tottenham, Roman Pavlyuchenko, jogador de 29 anos, iria reforçar os Dragões. Pavlyuchenko está de saída de Londres e parece que a Invicta será o seu destino. Não seria uma contratação normal do Porto, visto que só contrata jovens e baratos, mas Roman seria de certeza uma garantia de golos.
Veremos se é verdade.

Capa OJOGO

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Afinal Chelsea não desiste e pode usar Lukaku

Os ingleses parecem não ter desisitido de contratar o uruguaio do FC Porto, Álvaro Pereira. Embora continuem a tentar, a verdade é que não resta muito tempo até ao final do mercado e o Chelsea parece querer utilizar todos os trunfos para levar Palito para Londres.
Os blues sabem, tal como toda a gente, que os Dragões necessitam de um ponta-de-lança urgentemente e, até agora, não encontraram o jogador ideal. Ora o Chelsea pode usar isso a seu favor. Os londrinos estão interessados em Álvaro Pereira e não pretendem pagar 30 milhões e o Porto precisa de um ponta-de-lança.
O Chesea irá oferecer cerca de 15 milhões e o passe de Lukaku para seduzir os azuis-e-brancos. Este negócio seria bom para ambas as partes, pois o Porto receberia um avançado com muita qualidade e ainda receberia dinheiro e oa blues pagariam menos do que os dragões pediam e receberiam Álvaro Pereira.
Veremos o que acontecerá.

Redução de equipas na Liga Portuguesa?

Nos últimos dias têm surgido notícias sobre a possível redução do número de equipas da Liga Zon Sagres.
Segundo as mesmas o número de equipas seria reduzido de 16 para 10 na época 2013/14. Ou seja, as primeiras oito permaneceriam na 1ª liga, enquanto que as restantes oito desceriam para a 2ª divisão, sendo que viriam duas equipas da segunda divisão como habitual.
Então, seria realizado um campeonato com dez equipas até Fevereiro ou Março. Aí seria divididas em duas partes. As primeiras seis iriam realizar um play-off de campeões. Ou seja, permaneceriam os pontos que já tinham e a esses seriam acrescentados os pontos ganhos no play-off e a equipa com mais pontos seria, logicamente, o campeão.
As restantes quatros equipas realizariam um play-out. As duas primeiras permaneciam na Liga Zon Sagres, enquanto que as outras duas seriam relegadas para a segunda divisão.
A 2ª Liga teria 22 equipas e seria realizada normalmente. Ou seja, com apenas duas voltas.
Esta estratégia toda seria para as equipas da primeira divisão conseguirem arranjar mais dinheiro, pois as receitas seriam dividias por 10 equipas e não 16.

Chelsea desiste de Álvaro Pereira

Depois de terem visto recusadas propostas de 18 e 22 milhões pelo lateral-esquerdo do FC Porto, os blues terão desistido da contratação de Álvaro Pereira que só sai por 30 milhões de euros (valor da clálsula).
Depois da recusa da última proposta, o Chelsea e o Porto terão abortado as negociações pelo jogador.
Ao que tudo indica, o uruguaio continuará nos Dragões esta temporada.
Hoje, a Imprensa espanhola e portuguesa também dão conta do interesse do Real Madrid em Rolando.
Um negócio que será pouco provável, visto que o Porto pede o valor da clálsula de rescisão (30 milhões) e os merengues não pretendem passar dos 15, 20 milhões.

Funes Mori associado ao Porto

Segundo avança a Rádio Renascença, o FC Porto terá mesmo feito uma abordagem junto dos milionários no sentido de garantir a contratação do jovem avançado, de 20 anos.
Em declarações à Rádio Renascença, o dianteiro do River não esconde o entusiasmo de poder substituir Falcao nos dragões. Recorde-se que o colombiano também foi adquirido à equipa de Buenos Aires.
"Claro que gostaria de jogar no FC Porto, mas não falei com o meu empresário, ele é que trata dessas coisas. Mas por agora só penso no River Plate e o meu empresário está a ver o que pode fazer. Para já fico na Argentina, mas não sei o que vai suceder. Sempre quis sair, mas depende de muita coisa", admitiu.
Apesar de estar longe, Funes Mori conhece bem a realidade dos dragões: "Sei que é uma equipa grande, que ganhou a Liga Europa na última temporada. Sei também que agora saiu o Falcao".

Ponta-de-lança: Procura-se

Depois da venda de Radamel Falcao ao Atlético Madrid por 40 milhões de euros, o FC Porto ficou sem um ponta-de-lança competente capaz de substituir Falcao.
É verdade que Kléber tem qualidade e pode vir a ser um caso sério do futebol, mas por enquanto, os azuis-e-brancos precisam de um jogador com qualidade suficiente para substituir Falcao.
Nos últimos dias não faltaram nomes de jogadores, mas a verdade é que não houve avanços para a contratação de nenhum deles. Jogadores como Leandro Damião, Vágner Love ou Doumbia parecem ser os mais consistentes dos que foram apontados recentemente. Mas nenhum recebeu alguma proposta. Nem Vágner Love que disse que os Dragões teriam efectuado uma proposta recusada pelo CSKA, notícia que veio ser desmentida pelos dirigentes azuis-e-brancos.
O mercado de transferências fecha amanhã, situação que tem deixado preocupados muitos dos adeptos do FC Porto, que não acham que Kléber ou Walter sejam capazes de fazer esquecer Falcao.
Bendtner também parece uma boa opção visto que se enquadra dentro da contratação tipo do FC Porto. O dinamarquês ainda é muito jovem e já tem experiência em altas ligas da Europa.
Vossen também foi falado, mas será pouco provável, pois já foi utilizado pelo Genk na Liga dos Campeões e, por isso, não poderia actuar nessa competição pelo Porto.
O esloveno Matavz também poderia ser uma boa opção. Tal como Marcus Berg.
Os melhores marcadores da Ligue 1 e da Bundesliga da época passada, Moussa Sow e Papiss Cissé respectivamente, seriam à partida contratações viáveis em termos de garantia de golos, mas o seu preço, 15 milhões, põem-nos fora das opções.
O holandês Luuk de Jong seria de longe uma das melhores opções. Com apenas 21 anos recentemente completados, ele tem uma margem de progressão brutal. Mas, tal como Vossen, já actuou na Champions esta temporada, pelo que não o poderia fazer pelo Porto.
A verdade é que nomes não faltam, mas que o Porto parece não estar interessado em contratá-los é outra.
Ainda restam dois dias até ao fecho do mercado e eu, tal como todos os portistas, esperamos que os Dragões contratem um avançado que dê garantias de golos.

Capa OJOGO

domingo, 28 de agosto de 2011

sábado, 27 de agosto de 2011

Vágner Love quer jogar no FC Porto

O FC Porto fez uma proposta pelo avançado brasileiro do CSKA, Vagner Love, mas esta terá sido rejeitada pelos russos por ser demasiado baixa, divulgou o próprio jogador em entrevista ao site brasileiro "GloboEsporte".
"O FC Porto fez uma proposta, mas foi considerada baixa pelo CSKA. Não há novidade por enquanto, mas vamos esperar esta semana. Já estou aqui há sete anos, seria bom respirar novos ares", assegurou.
De momento, o avançado de 27 anos diz que vai esperar até ao final do período de transferências: "Tenho ambição de conseguir títulos noutros países, de vencer uma Liga dos Campeões. O CSKA tem uma boa equipa, mas para ganhar a Champions é difícil. Tenho ambições e gostaria de ir para outro lugar."

Capas dos Jornais Desportivos

Destaquem ajuda do árbitro ao Barcelona

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Podíamos ter chegado ao empate" - Hulk

"A equipa tem de levantar a cabeça. Chegámos aqui com a identidade do Porto, que é praticar bom futebol. Um erro nosso resultou no golo deles. Podíamos ter chegado ao empate. Resta levantar a cabeça e tirar as coisas positivas."
[pensa que houve penalty sobre Guarín?] "Não é só a minha opinião. Vimos que era penalty, e com certeza ia ser diferente."
[sobre as ausências de Falcao e Alvaro Pereira] "São grandes jogadores, mas se ganhássemos o jogo não se falava nisso. Quem joga tem qualidade para representar o F.C. Porto, e a quem sai desejamos boa sorte."
[sobre os aplausos dos adeptos, no final] "Significa um momento de gratidão, de quem viu que nos esforçámos bastante. Viram que a equipa deu o máximo, mas temos de voltar a ganhar para lhes dedicar."

Helton realça exibição

Resignado. Assim estava Helton no final da partida ante o Barcelona. Apesar do resultado, o guarda-redes e capitão do FC Porto destacou a exibição da equipa azul e branca.
«Quando acertam, acertam todos. Quando erram, erram todos. Não foi um erro individual, mas sim colectivo. Temos de estar de cabeça erguida por aquilo que fizemos, contra a equipa que foi», observou o brasileiro em declarações à Sport TV.
Instado a comentar o lance entre Abidal sobre Guarín, passível da marcação de grande penalidade, Helton disse que estava longe, mas ficou com a sensação que foi penalty.
«Estou um pouco distante, mas espero que vejam os lances e que, se houve algum erro, que não se repita», disse.
«Todos os companheiros que procuraram outras felicidades foram importantes para nós, mas os que vieram para ocupar esse espaço também vão ser importantes na procura do nosso objectivo, que é repetir as façanhas», salientou, referindo-se às saídas de Falcao e Rúben Micael.

"Complicado marcar um penálti contra o Barça" - Vítor Pereira

Vìtor Pereira elogiou a prestação do FC Porto na Supertaça Europeia, mas criticou o facto de não ter sido assinalado o penálti de Abidal sobre Guarín, já na reta final da partida.
"Aos 80 minutos, é complicado marcar um penálti, e muito mais contra um clube da dimensão do Barcelona. Na área contrária teria dado penálti. Foi um lance que podia ter ditado outro final de jogo", disse o treinador portista à Sport TV.
"Quisemos ganhar o jogo, pressionar alto e jogar de acordo com os nossos princípios. Estamos habituados a querer a bola. Houve momentos em que foi possível, em que a zona de pressão resultou e podia ter-se traduzido em golos", analisou Vítor Pereira, sublinhando que os dragões continuaram ativos mesmo depois do erro de Guarín e consequente golo de Messi: "Mesmo depois do 1-0, entrámos na 2.ª parte com vontade e crescemos. Tivemos uma ou outra oportunidade nessa altura, depois é normal que as coisas se tenham complicado."
"Quero realçar, sobretudo, o grande jogo que fizemos. Colocámos problemas ao grande Barcelona e vendemos cara a derrota. Não vivemos com vitórias morais, mas saio satisfeito com a exibição da equipa", concluiu, prometendo o "crescimento" da equipa, ao "nível que nos habituou a época passada."

A Bola e Record escrevem FC Porto roubado

Jornal A Bola escreve que os azuis-e-brancos cairam de pé, pois realizaram uma excelente exibição e uma falta de atenção do árbitro a um penalty a favor do FC Porto quando o Barça ganhava apenas por 1.
Record fala em erro de Guarín, boa exibição do Porto e faz referência a penalty a favor do Porto não assinalado, escrevendo que o árbitro preferiu fechar os olhos.

Roubados escandalosamente

O FC Porto foi derrotado hoje por 2-0 pelo Barcelona. O FC Porto acabou o jogo com duas expulsões da obra dos deuses. Os dois golos do Barcelona provavelmente foram os únicos lances do jogo em que o campo não esteve inclinado a favor dos "culés".
O Porto entrou bem em jogo e fez uma exibição fantástica afectada apenas pela mão do árbitro da partida. Várias grandes penalidades a favor dos azuis-e-brancos foram ignoradas, com destaque para um canto a favor do FC Porto em que ouve um desvio de Mancherano para Villa que, à entrada da área, dominou a bola com a mão. E ainda um lance em que Abidal é desarmado e rasteira faltosamente Guarín dentro da área "culé". Neste lance não só devia ter sido assinalado penalty, como também devia ter sido expulso Abidal.
Agora sim percebo o porquê desta grande evolução do número de títulos do Barcelona. Com ajudas de Platini. da UNICEF e outros, esta equipa do Barcelona ganha tudo.
Também percebo José Mourinho quando este protesta com os "favores" ao aos "culés" e especialmente quando afirma que é impossível terminar com 11 jogadores frente ao Barcelona.
O FC Porto fez uma grande exibição e mostrou que ,mesmo roubado desta maneira, tem uma equipa com grande valor.
Destaque ainda para a boa exibição de Crístian Rodríguez.

Baía e Couto apoiam Porto; Deco dividido

Todos eles têm em comum o facto de terem jogado em ambos os clubes, FC Porto e Barcelona. Vítor Baía, ex-guarda-redes dos azuis-e-brancos e catalães, e Fernando Couto, ex-central, não têm dúvidas quanto a quem vão apoiar esta sexta-feira.
"Vou torcer pelo FC Porto, claro. Gosto de bom futebol, tenho uma admiração e carinho muito grande pelo Barcelona, clube que tive o orgulho de representar, mas formei-me no FC Porto, joguei lá muitos anos e, como português, tenho de torcer pelo FC Porto. Vai ser um jogo muito bom, entre duas grandes equipas. O FC Porto é fantástico e o Barcelona é uma super-equipa. Vai ser um grande espectáculo.", afirmou o ex-central.
"Tenho uma história ligada ao FC Porto e ao Barcelona, por isso é um dia muito especial para mim, mas pretendo que o FC Porto vença. É uma final mas neste momento esta equipa do Barcelona é um caso sério. Mas é uma final e tudo pode acontecer. O FC Porto tem jogadores de qualidade, espero que tenham uma noite de inspiração e sem a pressão dos grandes jogos. Que tenham uma noite de sonho.", disse Baía.
Já Deco está indeciso em quem apoiar esta noite. O ex-internacional português afirma que ver "um bom espectáculo". 

Hoje é o grande jogo

Hoje, às 19.45h no Mónaco, o FC Porto vai defrontar o Barcelona na final da Supertaça Europeia.
O Jogo vai ser transmitido em directo na RTP 1, na RTP HD, na SportTV 1 e na SporTV HD.
Não se esqueçam de ver o grande jogo da época.

BOA SORTE F.C. PORTO!!!

Capas dos Jornais Desportivos

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Calendário da Liga dos Campeões

Calendário da fase de grupos da Liga dos Campeões 2011/12:
1.ª JORNADA (13 setembro)
FC PORTO-Shakhtar
Apoel-Zenit
2.ª JORNADA (28 setembro)
Zenit-FC PORTOShakhtar-Apoel
3.ª JORNADA (19 outubro)
Shakhtar-Zenit
FC PORTO-Apoel
4. JORNADA (1 novembro)
Zenit-Shakhtar
Apoel-FC PORTO
5.ª JORNADA (23 novembro)
Shakhtar-FC PORTOZenit-Apoel
6.ª JORNADA (6 dezembro)
FC PORTO-Zenit
Apoel-Shakhtar

Fernando Gomes diz ter calhado grupo difícil

Fernando Gomes olha com desconfiança para os adversários que tocaram em sorte ao FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões.
«Calhou-nos um dos grupos mais difíceis, pelo nível de dificuldade grande das equipas e também pelas viagens muito longas. O Shakhtar e o Zenit são dos clubes que mais têm investido na Europa, têm vários internacionais e são orientados por treinadores de prestígio e valor», analisou o director para as relações externas dos azuis-e-brancos, sublinhando porém que «o FC Porto faz das dificuldades uma das suas forças».
«Temo-nos dado bem com equipas soviéticas», observou Fernando Gomes, que antevê dificuldades nos confrontos com o APOEL, dos portugueses Nuno Morais, Paulo Jorge e Hélio Pinto: «Também vai implicar uma viagem longa. É uma equipa extremamente difícil em casa, pela qualidade dos jogadores e entusiasmo do público».
«Não posso negar que o FC Porto é o clube de maior prestígio e palmarés, mas o que nos vai fazer apurar ou não é a competência, a vontade de vencer e também uma pontinha de sorte», referiu.

Shakhtar, Zenit e APOEL no caminho do FC Porto

FC Porto ficou integrado no Grupo G da Liga dos Campeões com Shakhtar, Zenit (de Danny e Bruno Alves) e APOEL (de Nuno Morais, Paulo Jorge e Hélio Pinto). A fase de grupos disputa-se entre os dias 13/14 de Setembro e 6/7 de Dezembro.

O Shakhtar, campeão ucraniano em título, lidera o campeonato com 19 pontos em sete jogos, fruto de seis vitórias e um empate. A equipa orientada pelo romeno Mircea Lucescu conta no plantel com oito jogadores brasileiros, dos quais se destacam os médios Fernandinho, Jadson e Willian e os avançados Luiz Adriano e Dentinho.

A equipa de Donetsk atingiu os quartos-de-final da última edição da Champions, sucumbindo ao poderio do Barcelona com 6-2 no conjunto das duas mãos.

O Zenit, que conta nas fileiras com os portugueses Danny e Bruno Alves (antigo capitão dos dragões), ocupa actualmente a segunda posição do campeonato russo, somando 43 pontos na segunda posição, a dois do líder CSKA Moscovo. Em 21 jogos, a equipa da capital contabiliza 12 vitórias, sete empates e duas derrotas.

O Grupo G fica completo com o APOEL, equipa que se sagrou campeã no Chipre na última época com 63 golos marcados. Na formação de Nicosia alinham os portugueses Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto.

Grupo A:
Bayern (Alemanha)
Villarreal (Espanha)
Manchester City (Inglaterra)
Nápoles (Itália)

Grupo B:
Inter (Itália)
CSKA (Rússia)
Lille (França)
Trabzonspor (Turquia)

Grupo C:
Manchester United (Inglaterra)
Benfica (Portugal)
Basileia (Suíça)
Otelul Galati (Roménia)

Grupo D:
Real Madrid (Espanha)
Lyon (França)
Ajax (Holanda)
Dínamo Zagreb (Croácia)

Grupo E:
Chelsea (Inglaterra)
Valência (Espanha)
B. Leverkusen (Alemanha)
Genk (Bélgica)

Grupo F:
Arsenal (Inglaterra)
Marselha (França)
Olympiakos (Grécia)
B. Dortmund (Alemanha)

Grupo G:
FC PORTO
Shakhtar (Ucrânia)
Zenit (Rússia)
APOEL Nicosia (Chipre)

Grupo H:
Barcelona (Espanha)
Milan (Itália)
BATE Borisov (Bielorrússia)
Viktoria Plzen (Rep. Checa)

F.C. Porto - 117 anos de Glória

Villas-Boas admite dificuldade para ter Álvaro Pereira

O treinador do Chelsea, de Inglaterra, confirmou ter efectuado uma proposta pelo lateral-esquerdo azul-e-branco, Álvaro Pereira. Segundo ele "a proposta ficou aquém dos números pedidos".
"A única coisa que posso confirmar é que fizemos uma proposta por ele e ainda estamos muito longe em relação a números", disse o técnico, admitindo estar "pouco confiante" na conclusão da transferência.

Helton pede concentração

Helton, capitão e guardião do Porto, pede concentração para o jogo de amanhã.
“Vamos procurar jogar da nossa forma habitual, sabemos que temos que respeitar o adversário e conhecemos a capacidade deles, mas trata-se de uma final e infelizmente só uma pode ganhar. Vamos trabalhar da melhor forma com o objetivo de vencer. Temos que ter personalidade e humildade. Trabalhamos para melhorar a cada dia que passa e vamos para o campo tentar fazer o melhor. Nunca há noites tranquilas, é sempre complicado porque a adrenalina está sempre em alta. Tratando-se de uma final a atenção tem de estar redobrada”, afirmou.

FC Porto não vem para ver jogar

Apesar de afirmar, e com razão, que o Barcelona é a melhor equipa do mundo, Vítor Pereira diz que o Porto vai ao Mónaco para ganhar. Também afirmou que não mudará o sistema táctico.
"O FC Porto será igual a si mesmo. Acreditamos no nosso jogo e nas nossas ideias. Temos vindo a trabalhar, há um ano para cá, em 4x3x3 e vamos ser fiéis a isso. Amanhã a estrutura será a mesma e não há razões para mudar. Estamos cá por mérito próprio, em consequência de uma época brilhante. Estamos cá sabendo que o Barcelona é uma grande equipa, um grande clube, com um grande treinador", começou.
"Preparámos este jogo convenientemente, mas não viemos vê-los jogar. Viemos para amanhã ser capazes de dar resposta, acreditando que o Barcelona é um grande clube, de grande exigência e qualidade. Somos também um grande clube, que prima pela sua qualidade de jogo", acrescentou.
"Não tenho problemas em afirmar que o Barcelona é, provavelmente, a melhor equipa que eu vi jogar na minha vida. Não tenho problemas em reconhecer que têm um grande treinador na liderança. Mas eu também lidero uma boa equipa, com jogadores de grande qualidade e acreditamos no nosso trabalho", frisou.
"O FC Porto tem a sua identidade própria, procurar jogar e acreditamos que temos argumentos para lutar pelo jogo e pela vitória", concluiu

" O F.C. Porto é muito, muito forte" - Pep Guardiola

Pep Guardiola, treinador do Barcelona, desfez-se em elogios aos azuis-e-brancos na confereência de Imprensa de antevisão à Supertaça Europeia, esta quinta-feira no Mónaco.
“O FC Porto é uma equipa que joga com muita intensidade. Pressionam alto e praticam muito bom futebol. Identificamo-nos com eles. Encantar-me-ia fazer coisas que eles fazem. São uma equipa clássica, ganharam seis títulos nos últimos sete anos, vendem jogadores importantes e continuam a ganhar. Muitos dos jogadores que têm gostaria de os ter no Barcelona. Estão muito bem trabalhados. Não deixam nada ao improviso, vamos ter que fazer tudo muito bem feito para lhes ganhar”, disse o treinador blaugrana.
"São uma equipa muito, muito forte, fazem tudo muito bem", realçou, admitindo ter tido «pouca margem» para preparar o embate com o campeão português.

"Com Vítor Pereira nada mudou" - Hulk


Hulk afirmou ao site da Uefa que "nada mudou" com a entrada de Vítor Pereira.
"Penso realmente que nada mudou. O nosso treinador estava connosco na última época e a verdade que nos ajudou imenso, com conselhos preciosos a todos os jogadores. Já conhecíamos os seus métodos de trabalho e isso tornou tudo mais fácil. O estilo de jogo também não se alterou", considera Hulk.
"Ele ouve os jogadores e dialoga connosco para nos ajudar", explica o avançado, realçando: "É muito exigente e cada jogador sabe que tem de dar cem por cento para satisfazer o treinador".
Para Hulk, a exigência de Vítor Pereira faz com que o treinador se debata diariamente com "um dilema, pois tem sempre dois ou três jogadores para escolher para cada posição".

Capas dos Jornais Desportivos








Video de Apresentação

FC Porto vs Barcelona - Vídeo

Convocados para o Barcelona

Para defrontar o Barcelona na final da Supertaça Europeia o F.C. Porto chamou 18 jogadores. Destaque para a convocatória de Steven Defour e a exclusão de Álvaro Pereira e James Rodriguez. No caso do colombiano, deve-se ao facto de ter chegado há poucos dias. Mas no caso do uruguaio, provavelmente deve-se a uma possível saída para o Chelsea.

Os convocados são os seguintes:




Sorteio da Liga dos Campeões



O F.C. Porto conhecerá hoje os três adversários que terá pela frente na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os azuis-e-brancos estão no pote 1, onde se encontram a maioria dos tubarões europeus. Mas também no segundo pote estão equipas de grande nível que podem calhar ao F.C. Porto. O sorteio realizará-se hoje no Mónaco.

Pote 1
Manchester United
Barcelona
Chelsea
Arsenal
Bayern Munique
Real Madrid
FC PORTO
Inter

Pote 2
Milan
Lyon
Shakhtar
Valência
Benfica
Villarreal
CSKA Moscovo
Marselha


Pote 3

Zenit
Ajax
Bayer Leverkusen
Olympiakos
Manchester City
Lille
Basileia
BATE Borisov


Pote 4
Borussia Dortmund
Nápoles
Dinamo Zagreb
APOEL Nicosia
Trabzonspor
Genk
Otelul Galati
Plzen

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FC Porto vs Barcelona - O Grande Jogo

O grande jogo entre o FC Porto (vencedor da Liga Europa) e o FC Barcelona (vencedor da Liga dos Campeões) está aí à porta, é já esta sexta-feira que os dois clubes se defrontam para disputar o segundo troféu da época, onde ambas as equipas conquistaram a SuperTaça do respectivo país.
Mas antes de falarmos sobre o jogo em si, iremos abordar um pouco da história da competição e os confrontos entre FC Porto e FC Barcelona.
Dragões e Blaugranas defrontaram-se pela última vez no dia 16 de Novembro, na inauguração do Estádio do Dragão, onde a equipa de José Mourinho venceu por 2-0, com golos de Hugo Almeida e Derlei. A partida também tem a curiosidade de ser o primeiro de Messi, a sua magia foi concerteza abençoada pela grandiosidade do Estádio do Dragão.
Em jogos oficiais, o FC Porto já não vence o Barcelona desde 1985, quando no Estádio das Antas derrotou os catalães por 3-1, que não chegou para passar à próxima fase, já que em Camp Nou fomos derrotados por 2-0.
As três outras vitórias azuis e brancas ocorreram no Torneio Joan Gamper em 1987 (1-2) e na eliminatória para a Taça Uefa em 1972/73 (0-1 e 3-1).
Quanto à SuperTaça Europeia, o FC Porto já participou por 3 vezes (Ajax, AC Milan e Valência) tendo apenas ganho o troféu em 1987. Por outro lado o Barcelona é o segundo clube com mais troféus da competição (3) tendo disputado o troféu por sete vezes.
A última edição da SuperTaça Europeia foi ganha pelo vencedor da Liga Europa, Atlético de Madrid, derrotando o Inter por 2-0.