quinta-feira, 31 de maio de 2012

Se 1+1 não é 3...

...como se explica que o antigo seleccionador de Portugal culpe o próprio clube do Vítor Baía pela sua não convocação?
Mas é que nem sequer faz qualquer sentido. Porque razão é que o Porto quereria que o Baía não fosse ao Euro?!
Scolari tenta desta forma (podia ter pensado numa melhor, só um fraco de espírito é que acredita nisto) justificar um ato de estupidez que teve enquanto treinador da Selecção Nacional (quem é que não convoca o melhor guarda-redes do mundo?!). Aposto que se Baía fosse o redes, teríamos ganho o Euro...
Enfim, Scolari no seu melhor...
E o burro és tu? Sim, és tu.

Possível novo equipamento alternativo do FC Porto!!!

Em princípio deverá ser a acima.
Mas também surgiram as seguintes:

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Deco quer regressar

«Ele é o número 10, finta com os dois pés. É melhor que o Pelé, é o Deco allezz, allezz», cantavam os adeptos do FC Porto em honra a Deco, que revela, agora, ter o «sonho» de voltar a vestir a camisola azul e branca.
«Ainda gostava de jogar no FC Porto, nem que fosse só seis meses ou um ano», disse Deco.
O mágico entende que «não é facil mas nunca se sabe».
«Devido à minha situação no Brasil, isso é uma situação um pouco inviável mas, quem sabe, uma despedida», revelou Deco, em declarações à RTP.
No Dragão, Deco ajudou o FC Porto a conquistar a Liga dos Campeões e uma Taça UEFA.
Deco tem 34 anos e cumpre a terceira temporada com a camisola do Fluminense.

FCPAVD - Deco já é um pouco velho e o seu salário não é propriamente baixo, pelo que um regresso por mais de 1 ano seria um erro. No entanto 1 ano ao serviço do Porto, talvez por empréstimo do Fluminense, seria o ideal e digam lá se não gostavam de ver Deco outra vez de azul-e-branco.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vocalista dos Linkin Park com cachecol do FC Porto

Hehehe... Parece que o Porto tem fãs em todo o mundo...
O vocalista dos Linkin Park atuou em Lisboa usando um cachecol do Porto, que rei... (foi um fã que lhe pôs o cachecol).


FC Porto B no próximo ano

Quem o diz é o jornal O Jogo (um jornal de confiança que publica notícias verdadeiras e que não mente aos seus leitores, como faz o Rascord e A Bíblia).
"É ponto assente: o FC Porto vai ter uma equipa B na próxima época, a competir na Liga de Honra. Os dragões vão formalizar hoje, data-limite, a inscrição da mesma junto da Liga de clubes, dispondo-se a pagar os 50 mil euros necessários à inscrição, valor que chegou a ser objeto de alguma contestação.
Termina assim um período de indefinições em torno de um projeto que o FC Porto abraçou desde o início, mas que esteve perto de abandonar devido aos constrangimentos de ordem financeira impostos pela Liga de Clubes: primeiro a propósito dos valores previstos para as transmissões televisivas, depois por causa da dita inscrição."
Na minha opinião, com a equipa B só ficamos a ganhar. Eis algumas vantagens e desvantagens das equipas B.

Vantagens:
- Colocar a jogar jogadores contratados que não têm oportunidade na equipa principal (Iturbe teria beneficiado muito com a equipa B se ela tivesse existido no ano passado);
- Castigar jogadores que não estão contentes e estão a desestabilizar a equipa principal (Álvaro Pereira teria merecido tal coisa);
- Em vez de emprestar ou rescindir contrato com os júniores que terminam a formação, podemos colocá-los na equipa B onde poderão jogar e ser alvo de uma observação mais pormenorizada por parte dos técnicos da equipa principal que poderão apostar neles a qualquer momento;
- Lapidar e limpar novos diamantes da formação.

Desvantagens:
- A única desvantagem que vejo é mesmo o dinheiro da inscrição e dos direitos televisivos. Mas se encontrar mais, escreva nos comentários.

Poderemos, assim, seguir o exemplo do Barça, em que a maioria dos seus jogadores saíram da equipa B.

sábado, 26 de maio de 2012

Liga dos Campeões 8 anos depois...

Custa a acreditar, não custa? Faz hoje precisamente oito anos que o FC Porto venceu a sua segunda Liga dos Campeões (ou primeira, se considerar a Taça dos Campeões Europeus outra competição). Na altura derrotámos um incrível Mónaco (que agora está na 2ª divisão francesa) por 3-0 com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev. Até parece que foi ontem que aconteceu...

Todos os jogos
-Fase de Grupos 
O grupo que nos tinha calhado não era à partida fácil (e nunca o foi), com Real Madrid, Marselha e Partizan. 
1ª Jornada: Partizan 1-1 FC Porto
Começámos melhor e fizemos um golo aos 22 minutos por Costinha. A 1ª foi fácil e previa-se uma vitória gorda, no entanto o Partizan acordou ao intervalo e na segunda parte, não só foi melhor, como empatou a partida. Não foi um mau começo, mas também não era o ideal.
2ª Jornada. FC Porto 1-3 Real Madrid 
Mais uma vez entrámos a abrir, com um golo logo aos 7 minutos, também por intermédio de Costinha. Mas os adeptos sabiam o que era o Real Madrid e suspeitavam que a vitória, mesmo assim, não ia acontecer. E foi o que se passou. Os madridistas marcaram 3 golos por Helguera, Solari e Zidane e venceram.
3ª Jornada: Marselha 2-3 FC Porto 
Sem dúvida o melhor jogo da fase de grupos, com um Porto a fazer um jogo alucinante. Eles marcaram primeiro por Drogba, mas demos a volta com tentos de Maniche, Derlei e Alenichev. Antes do final, os franceses ainda reduziram, mas a vitória caiu mesmo para o nosso lado. 
4ª Jornada: FC Porto 1-0 Marselha 
Novo jogo com o Marselha, nova vitória. Este jogo não nem parecido com os espectáculo da 1ª volta, mas serviu para garantir mais 3 pontos. O golo foi da autoria de Alenichev.
5ª Jornada: FC Porto 2-1 Partizan 
Excelente exibição nossa, com golos de Benni McCarthy a darem o apuramento para os oitavos-de-final. O sul-africano mostrou-se em grande forma e decidiu o jogo com dois golos muito bons.
6ª Jornada: Real Madrid 1-1 FC Porto 
Ambos já com o apuramento garantido, este jogo já só serviu para cumprir calendário.Fizemos uma exibição de boa qualidade e conseguimos um empate no Bernabéu. Derlei, de penalti, fez o nosso único golo, enquanto que Solari marcou para os espanhóis.

-Oitavos-de-final
O sorteio ditou um adversário muito complicado e difícil de ultrapassar, o Manchester United. Estávamos focados na qualificação, que foi histórica.
1ª Mão: FC Porto 2-1 Manchester United
No primeiro jogo da UEFA no Estádio do Dragão, os ingleses adiantaram-se no marcador por Fortune aos 14 minutos. Mas um golo não conseguiu parar este incrível Porto, que, por intermédio do suspeito do costume, o grande Benni McCarthy, deu a volta ao resultado. Conseguimos, desta forma, vantagem para a segunda mão.
2ª Mão: Manchester United 1-1 FC Porto
Este deverá ser um daqueles jogos que nenhum portista é capaz de esquecer. Foi histórico. Tão histórico que até começou mal, com um golo Paul Scholes aos 32 minutos. Tão histórico que dominámos o resto do jogo todo e quase que não marcávamos. Tão histórico que o golo do apuramento foi feito no último minuto do jogo na recarga de Costinha a um livre de Benni McCarthy defendido primeiramente por Tim Howard.
Resumindo, foi histórico.


- Quartos-de-final
O sorteio foi mais simpático desta vez, com o adversário a ser o Lyon.
1ª Mão: FC Porto 2-0 Lyon
Arrumar na 1ª mão. Foi isso o que fizemos. Com golos de Deco e Ricardo Carvalho, vencemos e conseguimos uma boa vantagem para a 2ª mão. Mas já estava visto que os franceses dão-nos sorte (Marselha, Lyon e Mónaco).
2ª Mão: Lyon 2-2 FC Porto
Calámos o Gerland com um bis de Maniche que ditou o mais que esperado apuramento portista. Este jogo não tem muito que se lhe diga, salientando-se um domínio nosso e uma sorte enorme dos franceses nos dois golos do Lyon.


- Meias-finais
Os portistas já sabiam que enfrentariam ou Desportivo da Corunha ou Milan e a sorte grande calhou-nos outra vez a nós com a vitória dos espanhóis.
1ª Mão: FC Porto 0-0 D. Corunha
Quem não se lembra do fatídico jogo da 1ª mão das meias entre o Porto e o Corunha? Diria mesmo que só deve ter havido 5 remates para cada lado e nada mais. Quase não houve oportunidades de golo e deixou tudo aberto para o jogo da 2ª mão, em Corunha.
2ª Mão: D. Corunha 0-1 FC Porto
Mais uma vez um jogo nada brilhante entre estas duas equipas, mas desta feita com uma diferença, Derlei. O ninja regressou às competições após vários meses de paragem devido a lesão. Ele marcou o único golo do jogo e colocou-nos na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2003/04.


- Final
Na final encontrámos o Mónaco, na altura em grande forma, após eliminar clubes como PSV, Real Madrid ou Chelsea. Lembro-me que não havia favoritos, como sempre numa final, com cada equipa com 50% de hipóteses de vencer e 50% de hipóteses de perder. Mas nós somos sempre melhores, seja qual for o adversário.
Carlos Alberto, aos 39 minutos, Deco aos 70 e Alenichev aos 75 deram-nos a 2ª Liga dos Campeões da nossa história.
Não houve o brilho de Viena, nem a qualidade de Tóquio, mas não sei porquê esta terá sido a mais fácil de conquistar. Não sei se foi o brilhantismo de Mourinho, a magia de Deco, a potência de Derlei ou a aparente fraqueza do adversário.
A verdade é que fomos campeões e que podemos dizer que somos o clube com mais títulos a nível mundial no século XI.

Sou e sempre serei portista, mas não vou um dia ter a sorte de contar aos meus netos a última vez que o FC Porto foi campeão europeu, pois nessa altura isso acontecerá todos os anos :).

Somos Porto

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mercado: Fabiano está a ser negociado; Salvio rejeitado; Ola John associado

Fabiano - Segundo a Imprensa portuguesa de hoje, o guardião Fabiano do Olhanense que foi uma das revelações desta época, está a ser negociado pelo FC Porto. Com 24 anos e 1,97m, o brasileiro fez a sua primeira temporada em Portugal este anos e foi um dos melhores da equipa de Olhão. Não deverá custar mais que 2 milhões de euros. Caso Helton abandone os dragões, será ele o melhor substituto? Se o atual guarda-redes dos azuis-e-brancos ficar, faz sentido a contratação de Fabiano?

Salvio - O jogador do Atlético Madrid foi supostamente oferecido ao FC Porto para saldar a dívida de 27 milhões que os espanhóis têm para com os Dragões (atenção que subiu de 40 para 47 milhões pela vitória na Liga Europa. Os azuis-e-brancos terão rejeitado a proposta, querendo o pagamento de Falcao em dinheiro e não com jogadores que não interessam para a equipa.

Ola John - Segundo o sempre ridículo Correio da Manhã, o FC Porto está a tentar ficar com Ola John, jogador do Twente que já tem praticamente contrato assinado com o Benfica. Esta noticia serve claramente para dizer que o 5lm conseguiu ficar com um jogador que o FC Porto queria e dizer que "ganharam a batalha". O jogador não interessa aos Dragões e esta notícia só serve para isso.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Campeões de juvenis!

O FC Porto sagrou-se este domingo campeão nacional de juvenis ao vencer o Guimarães por 5-2, na última jornada da fase final da competição. Para não depender de terceiros o FC Porto tinha de vencer, mas entraram mal na partida, chegando a estar com uma desvantagem de dois golos. Um grande golo de Graça, com um remate de fora da área, a três minutos do intervalo, foi o mote para a reviravolta no resultado. Francisco Ramos, Belinha, Ivo, de grande penalidade, e João Oliveira no segundo tempo fixaram o resultado final. O FC Porto sagrou-se campeão sem qualquer derrota na fase final.

Jogadores com muito futuro:
- Francisco Costa
- Tomás Podstawski
- Luís Rafael
- Graça
- André Silva

Afinal vai haver equipa B?

É com essa sensação que fiquei depois das declarações de Nuno Capucho, treinador dos sub-17 do FC Porto, que disse, após a conquista do campeonato de juvenis (já agora parabéns), o seguinte: "A formação do FC Porto está de parabéns, esta equipa começou a ser formada há 4/5 anos. Vamos ver se os jovens portugueses começam a ter mais espaço, agora com as equipas B."
Poderá esta afirmação querer dizer que o FC Porto vai mesmo ter equipa B no próximo ano? A contratação de três zambianos no final desta época poderá mesmo garanti-lo, porque senão, porque razão os dragões o teriam contratado?

terça-feira, 15 de maio de 2012

Convocatória da Seleção: surpreendente tanto pela positiva como pela negativa

Paulo Bento anunciou ontem os 23 convocados que vai levar para o Euro 2012 na Polónia e na Ucrânia.
Eis os 23 convocados:

Guarda-Redes: Rui Patrício, Eduardo e Beto;
Defesas: João Pereira, Fábio Coentrão e Miguel Lopes; Pepe, Rolando, Bruno Alves e Ricardo Costa;
Médios: Rúben Micael, Miguel Veloso, Carlos Martins, Raul Meireles, João Moutinho e Custódio;
Extremos: Nani, Cristiano Ronaldo, Varela e Ricardo Quaresma;
Avançados: Hugo Almeida, Hélder Postiga e Nelson Oliveira.

FC Porto - A Vencer desde 1893:
- Uma convocatória que surpreende tanto pela positiva como pela negativo e que demonstra uma grande influência de empresários e amigos do treinador;
- Positivamente, temos a chamada de Custódio, que fez uma excelente época, e de Miguel Lopes, que foi o melhor lateral do Braga e um dos melhores da Liga ZON Sagres;
- Negativamente, temos a chamada de Eduardo (o guarda-redes do Benfica pouco ou nada jogou esta época e não merece esta chamada) e de Nelson Oliveira (é verdade que o miúdo tem futuro, mas quase não jogou pela equipa dele e não percebo o porquê da sua convocatória). Isto mostra que Paulo Bento não apostou na época que os jogadores fizeram, mas sim nos seus nomes, tendo convocado jogadores que quase não jogaram este ano;
- Não consigo perceber as ausências de Hugo Viana e Manuel Fernandes. Paulo Bento justificou a não convocatória do jogador do Braga pelo facto de "ele não caber neste grupo". Mas porque é que ele não cabe?! Foi melhor que o Rúben Micael, Carlos Martins, Miguel Veloso, Custódio... Não percebo. Também não percebo a ausência de Manuel Fernandes, ele que fez uma excelente época ao serviço do Besiktas e até tinha vindo a ser convocado para os jogos de preparação.
- A ausência de um avançado de jeito também se faz notar. Talvez Vaz Tê fosse melhor opção que Hugo Almeida ou Nelson Oliveira.

Considero esta convocatória até insultuosa para muitos jogadores que ficaram de fora e que jogaram 10 vezes melhor do que alguns que foram chamados. Na minha opinião isto é uma tentativa de valorização de muitos jogadores dispensáveis nos seus clubes que realizaram uma má época (influência de empresários e dirigentes bastante elevada neste aspecto). 
Agora resta é desejar boa sorte à equipa e esperar o melhor resultado possível, apesar da ridícula convocatória.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sem Hulk, como vai ser?

Esta é uma pergunta importante e que deverá ser respondida ao longo do Verão. Com a mais que certa saída de Hulk (quem é que leva 16 malas! para umas férias de cerca mês e meio), quem será o substituto. Os dragões deverão ter um dossier cheio de nomes que poderão substituir o Incrível e alguns destes deverão mesmo constar nessa lista:

- Jefferson Montero: o equatoriano do Bétis (emprestado pelo Villarreal) tem sido um dos destaques da equipa especialmente pela sua fabulosa técnica e passes de morte e não tanto pelos golos (só marcou 1 esta época, ao Real Madrid), mas é uma das maiores promessas do futebol equatoriano. Está avaliado em 2 milhões e 500 mil euros (fonte Transfermarkt)

- Wellington Nem: o brasileiro tem como especialidade os dribles e a finalização. Joga pelo Fluminense e é um dos melhores da equipa, embora seja suplente de Fred. Está a ser seguido por alguns "tubarões" da Europa, pelo que a sua contratação não seria fácil. Está avaliado num 1 milhão de euros, mas o clube pede cerca de 10 milhões por ele.

- Leandro: o craque de 19 anos do Grémio é o melhor marcador da equipa e, tal como Hulk, é um extremo que gosta de vir ao centro e rematar. Não cumpre defensivamente, no entanto seria uma mais-valia para o plantel azul-e-branco. Está avaliado em apenas 750 mil euros.

- André: será provavelmente uma das maiores promessas do Brasileirão. O jovem de 21 anos e estrela do Atlético Mineiro é um goleador e pode actuar a ponta-de-lança, segundo avançado e estremo, sendo bastante polivalente. Está avaliado em 3 milhões de euros.

- Karim Ansarifard: completo desconhecido para todos os portugueses, este iraniano de 22 anos deverá ser o mais talentoso desta lista. Embora actue preferencialmente a ponta-de-lança, pode também jogar a extremo. Jogo no Saipa do Irão e é o melhor jogador do campeonato e da selecção. Desde o início da carreira tem um média de golos de cerca de 2 por jogo, sendo algo fantástico. É também o mais barato, estando avaliado em 350 mil euros. Poderá ser ele o novo Hulk (recorde-se que a estrela do FC Porto jogava na 2ª divisão do Japão e era um completo desconhecido)?

domingo, 13 de maio de 2012

Isto é Klébermania!

É verdade, é mesmo. Eu sei que custa a acreditar, mas não estou a brincar. Kléber marcou mesmo um hat-trick! O ponta-de-lança brasileiro fez uma época de altos e baixos, começando num alto com cerca 6 ou 7 golos nos primeiros 3 jogos amigáveis que fez. Depois veio o mais difícil, a competição. Começou bem, mas depois desapareceu e desde a contratação de Janko que quase não jogou. Foi aposta no último jogo da temporada e não desiludiu. Agora resta saber, Kléber é assim tão mau, ou só passou por um momento difícil esta época?
Falando do jogo em si, o FC Porto goleou o Rio Ave por 5-2 num jogo que serviu para dar mais minutos aos menos utilizados e acrescentar mais dois campeões à lista: Bracalli e Kadú.
Os dragões marcaram cedo, por intermédio de Djalma aos 14 minutos e 3 depois James aumentou para 2-0. Entretanto o João Tomás reduziu de penalti (ele está em fora-de-jogo e nem sequer existe falta). Kléber marcou e Atsu reduziu com um toque de génio.
Depois é história. Kléber marcou mais dois golos, os azuis-e-brancos venceram e houve festa nos Aliados.
As figuras foram Kléber (homem-do-jogo), Djalma, Danilo e Christian Atsu.

sábado, 12 de maio de 2012

E se o FC Porto não fosse vestido pela Nike?



Adidas:
 Puma:



Oportunidades: FC Porto no Custo Justo


Camisola do FC Porto 2007/08 no Porto
 Camisola do FC Porto 2007/08
"Camisola oficial do FC Porto utilizada na época 2007/08.
Excelente estado."
Preço - 25 euros
http://www.custojusto.pt/Porto/Desporto/Camisola+do+FC+Porto+2007+08-4700938.htm?xtcr=4&

Camisola Oficial do FC Porto Sem estrear no Porto
 Camisola Oficial do FC Porto Sem estrear
"Vendo camisola sem estrear oficial do Futebol Clube do Porto, esta como veio da loja, o tamanho é dos 11 anos ao 14 anos + ou -" Preço - 50 euros
 http://www.custojusto.pt/Porto/Desporto/Camisola+Oficial+do+FC+Porto+Sem+estrear-5060435.htm?xtcr=2&

Camisola do Porto 2010 - 2011 Autografada no Porto
 Camisola do Porto 2010 - 2011 Autografada
"Camisola do porto de manga curta autografada por todos os jogadores.nunca foi usada,artigo colecionavel,tamanho L, ganha no torneio de golfe do fc porto" Preço - 150 euros
http://www.custojusto.pt/Porto/Vestuario/Camisola+do+Porto+2010+2011+Autografada-5128203.htm?xtcr=1&

camisolas FC Porto em Braga
 Camisolas FC Porto
"Vendo camisolas e casacos do Fcporto
Tamanho M (alguns S)"
Preço - 30 euros (cada)
http://www.custojusto.pt/Braga/Vestuario/camisolas+FC+Porto-4275143.htm?xtcr=9&

Aproveite e vista-se à Dragão!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pobre e Mal Agradecido

Já parou para pensar onde estaria Radamel Falcao se não tivesse sido jogador do FC Porto (provavelmente a jogar na 2ª divisão argentina)? Bem, parece que ele não.
Depois de ter ganho a final da Liga Europa, o colombiano disse: "Tem um sabor especial - a conquista -, porque quando cheguei ao Atlético muita gente me criticou, diziam que era um erro. Eu só esperava por este momento. Hoje calaram-se muitas bocas e todos aqueles que achavam que não ia conseguir marcar golos aqui, têm que ver que já são 35 esta época". Nitidamente esqueceu quem o fez o que é hoje.
Mas pessoas como estas serão esquecidas e ficarão perdidas para sempre no passado azul-e-branco.
Em vez de agradecer ao FC Porto, não, diz que "calou bocas". Ao dizer isto só deu razão aos dirigentes dos Dragões mostrou que liga (e muito, porque quem não liga a isso, nunca iria falar sobre isso após vencer uma competição europeia).
 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Osorio Botello: "Quero o FC Porto"; Salvio é o escolhido para o lugar de Hulk; Bruno Alves quer regressar

Botello: É um sonho irresistível. Humberto Segundo Osorio Botello mostra-se ansioso perante a possibilidade de se mudar para a Invicta na próxima temporada.
“Todos os jogadores têm a ilusão de jogar na Europa, num grande clube, e o FC Porto é um deles. Eu não fujo a isso. Quero muito o FC Porto. Seria perfeito iniciar uma aventura num clube assim”, admitiu o ponta-de-lança, resguardando-seumpouco quando lhe perguntámos em que pé estão as conversações: “Sei que é uma possibilidade em aberto. O meu empresário falou-me sobre essa hipótese, mas não sei se estão a negociar ou não.”

Salvio: Eduardo Salvio é um amor antigo do FC Porto e pode também ser uma forma de o Atlético de Madrid pagar uma dívida aos dragões. Segundo o DN apurou, os campeões nacionais voltaram a equacionar a contratação do extremo do Atlético de Madrid para acautelar a mais que provável saída de Hulk.

Bruno Alves: Entrevista exclusiva ao Zerozero: "Aos 30 anos, Bruno Alves sagrou-se «bicampeão» na Rússia, ao serviço do Zenit St. Petersburg, clube com o qual tem mais dois anos de contrato. No entanto, o internacional português não descarta um adeus ao clube russo e o futuro até pode passar por Portugal.
Com Rolando de saída do FC Porto, o nome do ex-dragão acaba por surgir como uma opção válida para a próxima época, situação que, sabe o zerozero, agradaria a Bruno Alves.
Contactado pelo nosso portal, Washington Alves, pai do defesa luso, recorda que, para já, há um contrato a ligar Bruno Alves ao Zenit mas admite que o futuro depende do interesse de outros clubes.
«Ele está concentrado no Zenit, clube com o qual tem mais dois anos de contrato, e enquanto isso for a realidade não há nada. Agora, a questão de ele voltar para Portugal ou para outro lugar qualquer é uma questão de haver interesse», disse ao zerozero.pt.
Sobre a hipótese FC Porto, Washington Alves não se alonga mas admite que se houver entendimento entre as partes, o Dragão pode voltar a ter Bruno Alves a liderar o eixo defensivo.
«Isso depende do FC Porto, do Zenit e do Bruno... Claro que as coisas têm de passar pelos clubes primeiro. Por isso, no momento o Bruno está a terminar o Campeonato lá (Rússia), vem de férias e vai preparar-se porque tem a seleção. E depois, pronto, logo se vê...», atirou."

terça-feira, 8 de maio de 2012

FC Porto interessado em Humberto Osorio Botello

O FC Porto tem o colombiano Humberto Osorio Botello entre os alvos referenciados para reforçar o ataque em 2012/13. A revelação surgiu na rádio Antena 2, da Colômbia, pela voz do treinador Edgar Ospina, que mantém uma relação próxima com o dianteiro por si orientado no Inti Gas, do Peru.
Aos 23 anos, Osorio Botello é o artilheiro do Clausura 2012. Marcou 11 golos pelo Millonarios em 13 jogos. “A esta hora os emissários do FC Porto estão em Lima a perguntar por Osorio Botello”, salientou Ospina, garantindo terem-lhe dito que é o goleador “mais parecido com Falcão”.

Será este jogador colombiano o ideal para fazer esquecer Falcao? Desde a sua saída 3 jogadores tentaram fazer esquecê-lo (Walter, Kléber e Janko), mas nenhum conseguiu fazê-lo. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Não inches tanto que o melão rebenta

É uma pena. Um país tão bom, cheio de boa gente, tem cerca de "6 milhões" (pah!) de invejosos. Este "homem" (ai eu e estas piadas, não sei onde é que ele é homem) deverá ser aquele que um dos maiores melões. Aconselho que compre rennie urgentemente que anda aí muita gente com azia.
Só acho piada é facto de existirem jornais portugueses que permitem e contribuem para este tipo de entrevistas. Que o papelzinho rasca chamado "abola" era um dos maiores contribuintes já sabiamos, agora que contribuia com entrevistas deste tipo é que não. Bem que se podiam fundir com aquela revista oficial em que os lampiões escrevem, que ninguém dava conta.
O tal João Gabriel conseguiu mostrar nesta entrevista uma das maiores demostrações de estupidez já alguma vez vistas em Portugal. Ele disse o golo do Maicon que calou aquela m**** toda lá em baixo decidiu o campeonato, mas nesse jogo o Porto ainda foi roubado:


O verdadeiro valor de Vítor Pereira

Esta época não correu como esperado para Vítor Pereira (embora tenhamos sido campeões, foi o pior FC Porto dos últimos 10 anos) e tem sido contestado pela maioria dos adeptos que querem a sua saída já no final deste época.
Mas a verdade é que esta temporada não nos permite tiram conclusões do verdadeiro valor do técnico azul-e-branco. Digo isto pelas seguintes razões:

- No ano passado, VP era o meio de comunicação entre os jogadores e Villas-Boas, o que fez com que eles ganhassem confiança com o atual técnico e o que faz com que não tenham tanto respeito quanto deviam ter por ele;
- Durante toda a temporada não houve um único ponta-de-lança à altura (lembre-se que Villas-Boas tinha Falcao, peça chave no xadrez azul-e-branco);
- Vários jogadores ficaram contrariados por não terem conseguido sair no Verão passado, o que fez com que fizessem uma época menos produtiva devido à frustração.

Estas condições todas podem ter ofuscado (e de que maneira, espero eu) o devido valor de Vítor Pereira, razão pela qual Pinto da Costa deverá ter-lhe dado um voto de confiança e permanecê-lo no clube no próximo ano.
Ainda assim acho que se ele não conseguir por a equipa a jogar decentemente nos primeiros dois meses da próxima época, deverá ser mesmo despedido.

Agora fica a pergunta no ar: Vítor Pereira é bom ou mau treinador?

Melhor da Semana: Hulk

1º Hulk
2º Maicon
3º Sapunaru
4º Otamendi
5º Alex Sandro

domingo, 6 de maio de 2012

Um Incrível no meio de Incríveis

O FC Porto derrotou ontem o Sporting por 2-0 em jogo a contar para a 29ª Jornada da Liga ZON Sagres, competição na qual o FC Porto já é campeão.
Depois de alguns sustos iniciais protagonizados pelos Lagartos, os Dragões souberam gerir o jogo e formam mais perigosos.
Ainda assim não houve qualquer golo na 1ª parte.
Na 2ª parte, e já após os aplausos aos tetracampeões em andebol, que andaram à volta do estádio a festejar, o verdadeiro Incrível Hulk apareceu.
Após a expulsão de um jogador do Sporting, os azuis-e-brancos partiram para cima do adversário e ganharam um penalti (que provocou a expulsão de Polga), onde marcaram o primeiro da partida.
Depois, e após variadíssimas oportunidades de marcar, Hulk correu 50 metros, fintou Patrício e carimbou a vitória dos Dragões.
No final, houve a festa dos bicampeões.

Figuras: Positivo

Hulk - Embora tenha falhado algumas fintas e oportunidades de marcar, foi o homem-do-jogo pelos dois golos que marcou. Este pode ter sido o último jogo do Incrível no Dragão, mas deixou a sua marca e nunca será esquecido pelos adeptos e pela equipa. É, também, o melhor marcador da história do Estádio do Dragão.

Maicon - Seguro, como de costume, evitou o golo dos adversários logo aos 30 segundos de jogo com um excelente corte. Mostrou que não vacila, nem em jogos grandes como foi ontem. É cada vez mais uma referência no FC Porto

Otamendi / Varela / Alex Sandro - O primeiro esteve, tal como Maicon, seguro e fez excelentes antecipações. Varela foi forte a atacar e deixou muitas vezes para trás o defesa do Sporting. Tem vindo a recuperar estatuto. Alex Sandro esteve melhor no ataque do que na defesa, mas é normal devido à juventude. Ainda assim esteve bem.

Figuras: Negativo
Marc Janko - Embora não tenha sido titular, conseguiu falhar três ocasiões completamente isolado à frente da baliza. Não convence e deverá estar de saída.

FC Porto vs Sporting (ESTELA SILVA/LUSA)

sábado, 5 de maio de 2012

Zambiano Musakanya à experiência

Bruce Musakanya vai integrar-se na equipa de juniores do FC Porto que se prepara para disputar um torneio na Suíça. O jovem africano de 18 anos estava na mira portista há já algum tempo, apesar de também ter sido referenciado pelo Sporting, e vai agora ter a oportunidade de trabalhar durante cerca de um mês na formação do clube, emprestado pelo Red Arrows, da Zâmbia. Para que os azuis e brancos tivessem prioridade sobre o médio em muito contribuiu o facto de o empresário de Musakanya ser também o do congolês emprestado ao FC Porto pelo TP Mazembe Emmanuel Mbola. Rotulado de "menino-maravilha", Musakanya recebeu autorização para viajar para Portugal ainda hoje.

Anderson pode voltar ao FC Porto

Têm circulado notícias em Inglaterra que dão conta do interesse do Manchester United em James Rodríguez. Segundo os mesmos, os Red Devils estariam dispostos a oferecer 30 milhões e Anderson para ter o puto maravilha dos Dragões.
Se for verdade (e duvido que seja, pois deve ser uma notícia só para encher capas de jornais) seria um negócio fantástico para o FC Porto (não se esqueçam que o Man. United pagou 31,5 milhões pelo Anderson precisamente aos azuis-e-brancos), pois o brasileiro deverá ter sido um dos melhores (senão o melhor) que aterrou na Invicta nos últimos anos.
Agora resta saber se existe alguma veracidade nesta notícia avançada pelo "Manchester Evening News"

terça-feira, 1 de maio de 2012

Entrevista de Kelvin e Atsu a OJOGO (melhor jornal desportivo português)

«Os nomes deles não aparecerão na lista dos campeões nacionais 2011/12, mas Kelvin e Christian Atsu reclamam também uma parte da conquista. "Temos contrato com o FC Porto e ajudámos na pré-época. Também nos sentimos campeões", explica de forma desinibida o primeiro. "E se não tivéssemos empatado com o Benfica, o FC Porto ainda não tinha festejado", completa o segundo. Argumentos deste peso não podem ser rebatidos. O JOGO juntou e conversou com a dupla que infernizou o Benfica e lançou os foguetes para que a nação portista celebrasse. "Infelizmente nós só festejamos em casa e de forma comedida. Não foi o que queríamos, pois estamos no Rio Ave e ainda precisamos de pontos para não descer. Temos de respeitar", explicou Kelvin. "Mas vi tudo na televisão. Já era tarde e estavam tantas pessoas. A festa até me arrepiou. Quis estar lá", contou o brasileiro. Atsu concordou com a cabeça. Também ele se sentiu arrepiado e com muita vontade de subir à varanda do Dragão. "É o meu objetivo para a próxima temporada", atirou.
O ganês tem mais um ano de FC Porto do que o brasileiro. Talvez por isso sinta o clube de forma especial. Na época passada ainda foi convocado por Villas-Boas para a última jornada da prova. Agora esteve na iminência de fazer parte do plantel. Não conseguiu, mas quis o destino que fosse decisivo. "Quando entrei em campo pensei no Rio Ave, mas também no FC Porto. As duas coisas eram importantes para mim. Queria fazer o FC Porto feliz e aquele era o momento certo para isso. Senti que os adeptos portistas precisavam de mim. Por isso dei tudo", explica. Kelvin não sentiu qualquer chamamento. Aliás, quando entrou em campo até só pensou no Rio Ave. "Mas quando terminou pensei que o Benfica não podia mais ser campeão. Então festejámos", sorriu.
Os planos para fazerem parte da festa já estavam feitos de véspera. Mais do que momentos de inspiração, os golos com que abateram as aspirações do Benfica (Atsu marcou, Kelvin assistiu) tinham sido planeados ainda no estágio. "Ficámos no mesmo quarto e combinámos jogar com determinação para ajudar Rio Ave e FC Porto", contou Christian. Mas foi Kelvin a fazer a grande revelação. "No hotel, ouvimos o presidente [Pinto da Costa] dizer que não queria ser já campeão. Então combinámos estragar-lhe os planos. E acabou acontecendo", brincou, por saber que esta tirada Pinto da Costa levará a mal. E Atsu também está certo de que o presidente vai compreender a "partida". "Quando o vi na televisão a festejar parecia feliz. Por isso, não deve ter levado a mal", brincou também.
Mais a sério, o ganês não duvida que o quinto golo que marcou no campeonato foi o melhor da carreira. "Deu um ponto muito importante ao Rio Ave. Foi com o Benfica, contra quem não é fácil jogar. Além de marcar, também joguei bem. E ainda ajudei o FC Porto. Melhor era difícil", frisou. Os adeptos do FC Porto devem concordar com ele.»

«Se há um jogador que Kelvin e Atsu consideram ter sido preponderante nesta conquista do FC Porto é Hulk. O Incrível é o herói e, para ambos, o melhor jogador dos azuis e brancos. "Marca golos, faz muitas assistências, trabalha para a equipa, remata bem, dá o melhor pelo clube. É difícil alguém o parar", justifica o ganês. Kelvin acrescenta as qualidades humanas do compatriota. "É um jogador extraordinário, muito técnico, dos que vão para cima de todos. Gosto muito do estilo dele. Mas como pessoa também é incrível. É humilde, tranquilo, fala com toda a gente e fora de campo nem parece ser jogador de futebol", elogiou. Ontem fez questão de lhe ligar a dar os parabéns. Mas primeiro mandou mensagem a Alex Sandro, o jogador de que mais se aproximou na pré-época. Atsu fez o mesmo com Djalma, também africano e extremo, e com o qual se identifica.»

«Obcecado por tornar-se internacional ganês, Christian sabe que "só é possível se estiver no FC Porto." Também por isso trabalha focado no regresso, que espera ser já na próxima época. "Não sei se já mereço um lugar. Jogar no FC Porto não é nada fácil. Resta-me trabalhar árduo para isso, sabendo que ainda me falta muito para ser titular da primeira equipa", explana.
O banco não o assusta, pois acredita muito no seu valor. "Estar no banco não significa muito. Acredito que um jogo pode mudar tudo. Basta uma oportunidade. Se ma derem, posso mudar essa condição. Por isso não tenho medo de chegar e começar no banco", justifica, embora salvaguarde que a equipa B não será uma solução. "Toda a minha vida meti na cabeça que trabalhava para a primeira equipa e não para a B. Tenho de estar na primeira liga", reclama o Messi africano, como lhe chama Kelvin, por "ninguém o conseguir segurar."
Sobre o campeonato, em que acha que o "Rio Ave merecia estar melhor colocado", não tem dúvidas em considerar o seu FC Porto um justo campeão. "Jogou bem, trabalhou sempre forte, mesmo nos momentos mais difíceis. E esteve mais semanas em primeiro lugar", resumiu.» 

«Com 13 titularidades em 26 jogos disputados pelo Rio Ave, dois golos e outras duas assistências, Kelvin está longe dos números do amigo Atsu (21 vezes titular, cinco golos e quatro assistências). A necessidade de se adaptar ao futebol português é a explicação. "Não joguei tanto como queria, mas o futebol português é totalmente diferente do brasileiro. Pude aprender muita coisa, mas ainda não estou completamente. Faltam-me algumas coisas na marcação. No Brasil o avançado não tem de marcar", frisou.
Ainda assim, sente-se pronto para voltar e, ao contrário de Atsu, admite jogar numa futura equipa B do FC Porto. "Quero procurar o meu espaço no plantel. Sei que, tal como o Christian, tenho capacidade e cheguei aqui pelo mérito. Agora tenho de procurar mais objetivos. Estando no plantel principal já estaremos a aprender muitas coisas. E jogar na equipa B significa que um dia terei oportunidade de jogar na A", considera.
O facto de a equipa portista se ter mantido "igual a si própria" foi decisivo para ser campeã. "Teve alguns tropeções, mas o título é justo. Jogou sempre da mesma forma e isso é meritório", vinca»

 Curiosidades:

«Irmão africano

O pai de Kelvin diz que Atsu é o irmão africano do brasileiro. Este concorda. "No Rio Ave ou no shopping, passamos o dia juntos. Atsu é uma grande pessoa e um grande jogador. Terá um futuro extraordinário se continuar com esta cabeça. Desejo-lhe tudo de bom", diz.

Cabeça para Kelvin

Atsu concorda que Kelvin é um irmão para si. E é por ter confiança que o aconselha: "Diz muitas piadas e está sempre a rir. Com este talento, tem tudo para ser um grande jogador. É só meter na cabeça que é isto que quer. Às vezes estamos em baixo e é preciso ser forte psicologicamente"

Famoso no Gana

Antes de conversar com O JOGO, Atsu falou com a mãe, que no Gana está "muito orgulhosa" pois nas rádios já falam dos golos do craque "especialmente ao Benfica e ao Sporting." Por isso, nem estranhou que alguns jornalistas do país já lhe liguem de vez em quando.

Cabelo foi aposta

Agora com tranças, Kelvin teve durante muito tempo uma crista na cabeça que o fazia parecer Neymar. Mas os culpados foram os ex-colegas no Paraná que, por causa de uma aposta, o obrigaram a viajar assim para Portugal.

Parabéns do dragão

O FC Porto não deixou passar em claro as boas exibições dos dois jogadores cedidos ao Rio Ave. No final do jogo, o team-manager para os emprestados telefonou a cada um para dar os parabéns.

Facebook diferente

Os dois são fãs de redes sociais e usam o Facebook diariamente. Atsu diz que é para falar com os fãs e a família. Kelvin também, mas Atsu acusa-o de ser por causa do assédio feminino!

Cinema vs Playstation

Fã de cinema, o ganês é capaz de ficar horas em casa a ver filmes. "Avatar" é o filme preferido, mas nem por isso é bom na ficção. É que se em campo tem sido melhor que Kelvin, na Playstation perde sempre. "Eu era o Rio Ave e ele o FC Porto. E até assim ganhei", goza o brasileiro.

Pré-época garantida

Não há respostas definitivas do FC Porto, mas as indicações recebidas ao longo da época dizem a Kelvin e a Atsu que vão fazer a próxima pré-época. Depois depende deles, reconhecem.» 

Este é uma entrevista com dois dos jogadores com mais futuro no FC Porto


in www.ojogo.pt

BICAMPEÕES!!!

Depois do empate do Benfica com o Rio Ave (com uma exibição brilhante dos portistas Kelvin e Atsu) e da vitória do FC Porto na Madeira por 2-0, os Dragões sagraram-se bicampeões nacionais (8º campeonato em 10 anos!), contrariando tudo e todos que vinham criticando a equipa comandada por Vítor Pereira.
Peço desculpa por só ter publicado a mensagem hoje, mas tenho estado bastante ocupado e não tive tempo disponível para o blog.